
Já alguma vez se depararam com esta pergunta?? alguma vez se sentiram atraidos por alguem nu 1 momento em k a viram? sentiram-se completamente bem e eskseitos ao mesmo tempo?? bem..eu já e devo vos dizer k eh uma sensasao unica mas muito esquesita... por isso achei k devia desenvolver melhor este tema e transcrever uma coisa k eu li num sitio... aki vai
-->
De repente, uma troca de olhares. E de imaginação. Os que vive-ram a experiência de um amor assim asseguram que é impossível esquecê-lo. Uns dizem que é como se, de repente, se sentissem atingidos por um arrebatamento violento e, a partir desse momento, apenas pudessem escutar o seu próprio coração a bater acelerado. Outros, menos rebuscados nas palavras, falam de um “clique” para descrever esse encontro mágico. Com maior ou menor recurso a metáforas, uns dão primazia à emoção vivida, outros ao desejo sentido, urgente e imediato. Talvez por isso mesmo, os últimos prefiram chamar-
-lhe atracção à primeira vista em vez de amor.
Seja o que for para cada um, ambas as situações se referem à experiência de um amor inesperado, enunciado na mais antiga tipologia sobre as relações amorosas, de Stendhal. “Logo que lancei os olhos ao leito (…) vi algo que monopolizou toda a minha atenção (…)”, descreve o escritor do século XIX, em Do Amor (Pergaminho).
O fenómeno da atracção à primeira vista acontece com muita frequência, mesmo sem ser na ordem das relações amorosas.
"O que de facto acontece no preciso momento em que duas pessoas cruzam o olhar não é fácil definir com exactidão. “Primeiro, porque há muitos amores e, depois, porque ele é sempre subjectivo. E, ao ter ingredientes de subjectividade muito altos, a única coisa que se pode dizer é que é algo que é sentido"
As setes fases do amor
1. A admiração
2. O prazer. Dizemos: “Que prazer beijá-la e ser beijado!…”
3. A esperança: Estudam-se as perfeições; é neste momento que a mulher devia entregar-se, para um maior prazer físico possível (…) a paixão
é tão forte e o prazer tão vivo que se trai por indícios evidentes.
4. Nasce o amor: Amar é ter prazer em ver, palpar, sentir com todos os sentidos.
5. Primeira cristalização: Comprazemo-nos em adornar de mil perfeições uma mulher de cujo amor estamos seguros, analisamos a nossa felicidade com infinita complacência, o que reduz a exagerar uma soberba propriedade que nos caiu do céu, que não conhecemos e da posse da qual estamos certos.
6. Nasce a dúvida: O apaixonado, refeito da primeira surpresa e habituado à felicidade (…) pede garantias mais positivas e procura levar mais longe a sua felicidade.
7. Segunda cristalização: A cristalização volta a descobrir novos encantos: “Ela possui todos os encantos, amam-me…” Esta cristalização garante a duração do amor.
In Do Amor, de Stendhal (Pergaminho)
aiii...sera possivel??? nao sei..talvez...
(you remind me a song that i used to love...)
kissez******ary an vakinha
Sem comentários:
Enviar um comentário